IFAF divulga novo ranking mundial de flag football e confirma grupos para Campeonato Mundial de 2026
Entidade destaca o crescimento dinâmico da competição internacional como marco fundamental na jornada do esporte rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028; Seleção feminina do México assume 1º lugar do mundo pela primeira vez; seleção masculina dos EUA mantém liderança
O flag football vive seu momento mais vibrante no cenário internacional, e o Brasil está inserido no centro desse crescimento. A IFAF (Federação Internacional de Futebol Americano, na tradução) divulgou o novo ranking mundial da modalidade e reforçou o impacto da temporada 2025, marcada por expansão histórica, novos torneios continentais e a consolidação do caminho rumo ao Mundial de 2026 e aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
A atualização ocorre em um ano emblemático para o esporte, onde 101 seleções nacionais adultas competiram em eventos continentais, um recorde absoluto. Foi também a temporada em que o ranking global registrou crescimento de 48% no número de países ranqueados desde 2022. Nesse cenário, tanto a seleção feminina quanto a masculina do Brasil Onças garantiram presença entre as 16 equipes classificadas para o Campeonato Mundial de Flag Football da IFAF, que será realizado em Düsseldorf, Alemanha, de 13 a 16 de agosto de 2026, em parceria com a NFL, na casa do New England Patriots na Alemanha: o Düsseldorf Flag Football Complex.
No feminino, o grande destaque do ranking foi a histórica ascensão do México ao primeiro lugar do mundo pela primeira vez, ultrapassando os Estados Unidos após conquistar o ouro nos World Games e o título continental das Américas. No masculino, os EUA seguem no topo, agora em um cenário mais competitivo que nunca, com 59 países integrando o ranking masculino.
Além do protagonismo das Américas, a atualização trouxe avanços marcantes:
- A Austrália subiu oito posições e agora ocupa o 8º lugar no ranking masculino;
- A China estreou no ranking feminino já na 18ª posição após vencer o continental asiático em casa, se tornando a estreante mais bem colocada;
- 20 seleções masculinas e 15 femininas entraram no ranking pela primeira vez em 2025.
- Um aumento total de 48% (+51% no masculino e +45% no feminino) no número de seleções com ranking da IFAF desde 2022 — ano anterior à confirmação do flag football como modalidade do programa dos Jogos Olímpicos de LA28.
O presidente da IFAF, Pierre Trochet, destacou o impacto da nova fase do esporte. “Esses novos rankings mundiais refletem perfeitamente mais um ano recorde para o flag football internacional, preparando o terreno para 2026 da maneira mais espetacular. É eletrizante ver novas nações, novas ambições e novos investimentos impulsionando o nível de competição, enquanto todos aguardamos a estreia olímpica do flag football em 2028”, afirmou.
A presidente da Confederação Brasiliera de Futebol Americano (CBFA), Cristine Kajiwara, destaca que o Mundial sempre surpreende e tudo pode acontecer. Ela sabe das dificuldades, mas está confiante que as seleções vão dar o seu melhor em campo.
“Mundial é sempre uma caixinha de surpresas. São as melhores equipes do mundo disputando o título. Agora com o flag olímpico, muito mais países querem marcar presença na elite mundial. Não tem grupo fácil, mas nós vamos para cima. Vamos com tudo buscando a melhor preparação para fazer bonito na Alemanha”, comentou.
Com grupos definidos e a qualificação olímpica em fase final de aprovação pelo COI, 2026 se configura como o maior ano da história do flag football. E o Brasil Onças, tanto no feminino quanto no masculino, estará lá, competindo entre as melhores seleções do planeta e reforçando o crescimento do país na modalidade.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

