Karol ‘Giga’ Souza é indicada pelo COB ao Prêmio Brasil Olímpico e celebra momento histórico para o flag football brasileiro
Atleta da Seleção Brasileira Feminina é indicada pelo Comitê Olímpico do Brasil como melhor atleta nacional da modalidade, coroando um ano histórico para o flag football e para o crescimento do esporte no país
O flag football brasileiro acaba de conquistar mais um grande reconhecimento em sua história, principalmente para Karol Souza, também conhecida como Giga. A atleta da Seleção Brasileira Feminina e referência nacional e internacional na modalidade, foi escolhida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para receber o Prêmio Brasil Olímpico como Melhor Atleta do Ano no flag football.
A premiação será entregue no dia 11 de dezembro de 2025, durante a cerimônia de gala do esporte brasileiro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. E a presença de Giga no Prêmio Brasil Olímpico não é apenas uma conquista individual, mas sim é um marco simbólico de toda a jornada da modalidade no país.
Em um ano em que o flag football segue avançando rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, ter uma atleta do Brasil no palco mais prestigiado do esporte nacional reforça o peso e o alcance do trabalho desenvolvido pela comunidade, pelos programas locais, pela CBFA e pela Seleção Brasileira.
‘Esse prêmio não é meu, é de toda comunidade do Flag do Brasil’
Profundamente emocionada, Giga dedicou o reconhecimento à base que construiu o flag football no país.
“É uma alegria que não consigo expressar em palavras. Esse prêmio não é meu, é de toda comunidade do Flag do Brasil! Principalmente aqueles que começaram e construíram cada tijolinho lá atrás, quando não havia nenhum apoio e recurso! Esse prêmio vai pra essas pessoas, que com muito amor fizeram o esporte crescer e chegar no maior palco do esporte Brasileiro”, afirma.
A fala traduz não apenas emoção, mas um senso de pertencimento a toda geração que manteve o flag vivo e em ascensão, muito antes dele se tornar modalidade olímpica.
CBFA celebra reconhecimento e destaca impacto da atleta
Para a Confederação Brasileira de Futebol Americano, o prêmio representa um capítulo importante no crescimento do flag no país. E a vice-presidente da entidade, Rakel Barros, reforçou o significado do momento:
"A indicação da Giga chega em um momento emblemático para o flag football no Brasil. Ela representa o que temos de melhor: liderança, entrega e altíssimo nível competitivo”.
Rakel ainda destaca em como isso é o reflexo do trabalho que tem sido feito pela modalidade neste ciclo olímpico e como isso passa por atletas como a Karol, a qual são o exemplo para crianças e jovens.
“O crescimento da modalidade passa por atletas como ela, que elevam o padrão, inspiram novas gerações e mostram ao país a força do nosso esporte. Este reconhecimento reforça que estamos construindo algo grande e que atletas do patamar da Giga são fundamentais para isso".
Um marco para o flag football e para o Time Brasil
A indicação de Giga ocorre no mesmo ano em que o flag football vive seu maior ciclo de expansão internacional. Em 2025, o Brasil disputou uma competição determinante no caminho rumo ao Mundial da IFAF e em 2026 luta por uma vaga olímpica da modalidade.
Ter uma atleta indicada ao PBO fortalece a visibilidade, legitima o trabalho da CBFA e coloca o esporte em posição de destaque diante do movimento olímpico brasileiro.
A premiação, organizada pelo COB, reúne os melhores atletas de cada modalidade olímpica e escolhe, entre eles, os melhores do ano. Dividido entre masculino e feminino, o PBO celebra desempenhos de excelência e momentos históricos do esporte nacional.
A presença de Giga no palco da Cidade das Artes coloca o flag football lado a lado com as modalidades tradicionais do Olimpismo brasileiro, dando à comunidade um motivo extra para comemorar e seguir trabalhando.
Por Lucas dos Anjos, da Redação
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

