Brasil Onças disputa IFAF Americas Flag 2025 no feminino e no masculino
Brasil Onças joga IFAF Americas Flag 2025, campeonato continental que reunirá as melhores seleções de flag football da América do Norte, Central, do Sul e do Caribe; Evento terá caráter classificatório para o Campeonato Mundial de Flag Football IFAF 2026

Lucas dos Anjos, da Redação
A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) anunciou oficialmente a participação do Brasil no IFAF Americas Flag 2025, campeonato continental que reunirá as melhores seleções de flag football da América do Norte, Central, do Sul e do Caribe. O torneio acontece entre os dias 12 e 14 de setembro, em Penonomé, província de Coclé, no Panamá.
Além de coroar os campeões continentais, o evento terá caráter classificatório para o Campeonato Mundial de Flag Football IFAF 2026, marcado para Düsseldorf, na Alemanha. As quatro melhores seleções do torneio asseguram vaga direta, enquanto a quinta colocada também se classifica graças ao desempenho da região no último Mundial, disputado em 2024.
Os convocados para a disputa do IFAF Americas Flag 2025 são:
- Ferminino: Lica Lira, Ester Alencar, Ellen Bruna, Gabriela Bankhardt, Milena Ajiki, Taisa Alencar, Lara Torelli, Fernanda Justino, Jennifer Leitão, Pamela Peres, Karoline Giga e Thamires Soares.
- Masculino: Vitor Pedalada, Wallace Kamara, Victor Vilaça, Nicolas Quadro, Adner Sanches, Matheus Viza, Matheus Silva, João Chermont, Rhuan Carvalho, Felipe Índio, Edmar dos Santos e Felipe Aymoré.
O palco do IFAF Americas Flag 2025 e seleções participantes
Os jogos serão realizados no Estádio Virgilio Tejeira, em Penonomé. A cidade panamenha, reconhecida por sua mistura de tradição e modernidade, promete receber delegações de todo o continente em um ambiente de hospitalidade e riqueza cultural.
O torneio contará com 11 países, sendo eles: Argentina, Canadá, Estados Unidos, Jamaica, México, Brasil, Colômbia, Chile, El Salvador, Panamá e Guatemala.
O head coach Heitor Medeiros destacou a força do grupo brasileiro e o desafio contra algumas das maiores seleções do mundo.
“A nossa expectativa e o objetivo é ficar entre os cinco primeiros e garantir a vaga no Mundial. O nosso grupo é bem complicado, tem os Estados Unidos, que é o melhor time do mundo, e o Canadá, que recentemente venceu os Estados Unidos pela primeira vez em sete anos. Ainda enfrentamos a Colômbia, que é uma equipe nova, mas com experiência na América Central, e a Guatemala, que é a melhor seleção da região depois do Panamá. Vai ser um desafio, mas estamos confiantes e preparados. Então a nossa expectativa é muito boa para os jogos, a gente está bem confiante, a gente treinou bem, estamos nos preparando, estamos estudando para enfrentar eles e a expectativa é a melhor possível”.
No feminino, a técnica Ingrid Camargo ressaltou a intensidade e a confiança da equipe para buscar a classificação:
“Falar desse intercontinental é falar sobre intensidade. Vão estar reunidas as maiores seleções de flag football da atualidade. A América concentra seleções fortíssimas e com certeza somos uma delas, né, então acredito que vai ser um campeonato bastante intenso, bastante forte, todos os jogos vão ser desafiadores. Mas a gente tá indo pra se superar, a gente tá indo pra surpreender e pra ganhar, então todas as atletas estão bem confiantes, a gente tem treinado bastante, tem ajustado o nosso estilo de jogo pra realmente ser algo diferente e eu acredito que nossa chave também é uma chave bem dura, né, com seleções um pouco mais experientes, mas isso também vai tornar o campeonato melhor.
Então em nenhum momento a gente vai baixar a cabeça, em nenhum momento a gente vai jogar no nível mais leve, não, a gente vai jogar forte todos os jogos e vamos buscar essa classificação pro Mundial ”.
A vice-presidente e diretora de seleções da CBFA, Rakel Barros, destacou a importância da competição dentro do novo ciclo olímpico:
“Eu fico muito feliz de ver que os atletas, a Comissão Técnica, o nosso Departamento de Saúde, a equipe de staff estão todos muito engajados, muito atenciosos com todas as necessidades e todas as demandas. Eu sempre falo isso para eles, mas eu deixo aqui novamente o meu agradecimento a todos que fazem parte dessa preparação, desses bastidores, para que nós consigamos ter o melhor cenário possível, a melhor preparação possível para os atletas e para as atletas também, no caso. E como diretora de seleções, fico muito feliz e orgulhosa de fazer parte desse ciclo tão importante, que marca o início da nossa jornada rumo ao sonho olímpico e o primeiro ano de filiação ao Comitê Olímpico. Esse apoio tem feito total diferença. É a principal competição do ano, que vale vaga no Mundial pela primeira vez. São apenas cinco vagas e estamos nos preparando da melhor forma para conquistar esse passaporte para a Alemanha em 2026. então ter essa diferença no formato da competição, do método que a IFAF fazia antes, realmente é uma alteração bem grande, o que gera uma pressão ainda maior e uma ansiedade também ainda maio".
Divisão dos grupos
Feminino
-
Grupo A: EUA, Panamá, Brasil, Jamaica e Colômbia
-
Grupo B: México, Canadá, Guatemala e Argentina
Masculino
-
Grupo A: EUA, Canadá, Brasil, Guatemala e Colômbia
-
Grupo B: México, Panamá, Chile, Argentina, Jamaica e El Salvador
Tabela de jogos do Brasil
Confira os confrontos das seleções brasileiras na fase de grupos com horários do Panamá.
Feminino
-
12/09 – 8h00: Panamá vs Brasil
-
12/09 – 11h45: Brasil vs EUA
-
13/09 – 8h00: Colômbia vs Brasil
-
13/09 – 14h15: Brasil vs Jamaica
Masculino
-
12/09 – 8h00: Brasil vs Colômbia
-
12/09 – 11h45: Canadá vs Brasil
-
12/09 – 16h45: Brasil vs EUA
-
13/09 – 11h45: Brasil vs Guatemala
Rumo ao Mundial
Com a preparação intensificada, as seleções brasileiras de flag football entram em campo no Panamá em busca da vaga inédita no Mundial de 2026. O desafio é grande, mas o espírito de confiança acompanha a delegação verde e amarela em mais um passo na consolidação da modalidade no país.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!