CBB

Você está em: /

Home /Notícias /

Matheus Silva leva o Flag Football ao Fórum de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro

O VI Fórum de Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro reuniu, nos dias 17 e 18 de junho, representantes de comissões de atletas de diversas modalidades olímpicas no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro.

Matheus Silva leva o Flag Football ao Fórum de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro
POSTADO EM: 20/05/2025

O VI Fórum de Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro reuniu, nos dias 17 e 18 de junho, representantes de comissões de atletas de diversas modalidades olímpicas no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro. Organizado pela Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB), o evento reforçou o papel estratégico dos atletas na construção de uma governança esportiva mais participativa, ética e eficiente

Com uma programação intensa, o Fórum promoveu debates e palestras sobre gestão esportiva, prestação de contas, saúde mental, legislação e segurança no ambiente esportivo. As discussões abordaram ainda a atuação das comissões de atletas dentro das confederações e o impacto direto das decisões políticas e administrativas sobre a vida dos esportistas.

Entre os participantes estava Matheus Silva, atleta da Seleção Brasileira de flag football, que representou a modalidade em ascensão no cenário olímpico. Foi sua primeira participação no evento, e a experiência, segundo ele, foi transformadora.

“Foi um final de semana muito intenso, com uma quantidade enorme de informação, mas extremamente positivo. Saí de lá com a cabeça fervendo de ideias e com a certeza de que o flag football tem muito a contribuir para o Movimento Olímpico”, afirmou Matheus.

No primeiro dia, os participantes acompanharam uma introdução sobre a estrutura e o funcionamento do Comitê Olímpico do Brasil e discutiram as diferenças entre a Lei Pelé e a nova Lei Geral do Esporte, temas fundamentais para o fortalecimento da representatividade dos atletas. “Foi uma conversa muito esclarecedora. Falaram sobre o que podemos esperar da legislação e também sobre o que é esperado de nós, como representantes. Foi um aprendizado riquíssimo, principalmente sobre como levar essas pautas até Brasília”, contou Matheus.

Além do conteúdo técnico, o evento também proporcionou uma troca intensa entre os representantes das diversas modalidades. Matheus conversou com atletas e dirigentes do judô, vôlei de praia, surfe, bobsled, tiro com arco, boxe, críquete, entre outros. Para ele, o contato com atletas olímpicos foi um dos pontos mais marcantes do encontro.

“Muitos dos que estavam lá são atletas que vi competindo nas Olimpíadas. Agora estavam ao meu lado, conversando, trocando ideia. Isso mostra o quanto o ambiente era acessível e colaborativo. Todo mundo querendo ver o esporte crescer — esse espírito coletivo foi inspirador”, destacou.

A programação seguiu no domingo com foco nas possibilidades de apoio que o COB oferece às confederações — desde estrutura e viagens até suporte técnico e psicológico. Também foram abordados temas como o Programa Esporte Seguro, que atua na prevenção e enfrentamento do assédio e abuso no ambiente esportivo, e a Educação Antidoping, com guias práticos para os atletas.

“Eu já tinha feito o curso da WADA, mas esse material do COB foi ainda mais direto e didático. Trouxe informações práticas sobre o que podemos ou não tomar, sobre suplementos, medicamentos, e como consultar fontes seguras. A parte sobre saúde mental também foi fundamental. Ver que o COB está atento a isso, com psicólogos acompanhando desde o ciclo de preparação até as competições, mostra uma evolução importante na forma de cuidar dos atletas”, relatou Matheus.

A experiência no Fórum consolidou em Matheus o desejo de se engajar ainda mais nas questões estruturais da sua modalidade. Ele pretende concorrer às eleições da comissão de atletas do flag football, previstas para os próximos meses. “Ver de perto como as comissões atuam, entender os caminhos para melhorar a representatividade dos atletas e pensar no pós-carreira... Tudo isso me motivou ainda mais. A gente consegue fazer muita coisa pelo flag. O futuro é promissor, e quero fazer parte ativa disso”, concluiu.

 

 

CBFA - Confederação Brasileira de Futebol Americano
A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) é a instituição máxima do futebol americano no Brasil, sendo responsável por regulamentar, organizar e fomentar o esporte no país. Além da modalidade tradicional do futebol americano, também é responsável pelas modalidades flag football e futebol americano de areia (beach football). Também é a responsável e gerência as seleções brasileiras.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

PATROCÍNIO

APOIO

cob
me
ifaf
cbc
sp
CBFA

Rua Desembargador, 292
SAO PAULO - SP, 04004-030

09h às 12h / 14h às 18h

Telefone:

sac@bigmidia.com

bigmidiasgekous9

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.