Federação e Liga Independente se Unem
Foto:

Federação e Liga Independente se Unem

Ramon Soares

Uma notícia que pegou a muitos de surpresa nessa quinta-feira (15/02). Em um dos estados mais tradicionais no FA. A Federação de Futebol Americano do Rio de Janeiro - FeFARJ e a Liga Fluminense de Futebol Americano - LIFFA se unem pelo bem do Futebol Americano no estado do Rio de Janeiro.

Entenda

Em comunicado em sua página oficial no Facebook, a FeFARJ anuncio a junção e reconhecimento da LIFFA, que de forma independente organiza um campeonato Full Pads (Tackle) já a 2 anos no estado. A federação cita também a recognição dos campeões e vices de 2016 e 2017 como titulos estaduais oficiais.

A partir de 2018, a LiFFA assume o compromisso de se certificar junto à FeFARJ. Todas as equipes inscritas no Campeonato deverão estar regularizadas com a Federação e usufruindo dos seus benefícios.

Tatiana Sabino, Presidente da federação carioca conta como foram as negociações com a liga.

"Uma das metas da nossa gestão era fazer essa união acontecer. Com isso, logo após assumirmos a gestão, iniciamos o diálogo com o presidente da LIFFA. Acreditamos que, gerir uma Federação, é gerir o esporte no Estado, atendendo a todos os nichos, todas as equipes e campeonatos. E não seria possível isso, no Rio de Janeiro, sem que fosse obtida essa união.

"Conseguimos chegar, todos juntos, a um acordo que atendesse tanto às necessidades da Liga, quanto também os objetivos da Federação."

20160909_173153

Tatiana Sabino - Presidente FeFARJ

   

Diretoria Full Pad

João Mattos, assume a função como Diretor Full Pad ,comprometido em trabalhar pelo desenvolvimento da modalidade em todo o estado. Especificamente focado na execução e planejamento do Campeonato, salvaguardando a autonomia e independência financeira da Liga. Mas mantendo total sintonia com a FeFARJ e com a Confederação Brasileira de Futebol Americano.
IMG-20180220-WA0058
João Mattos - Diretor Full Pads FeFARJ
 
"A LIFFA trouxe para Federação novas equipes e um novo nicho a ser trabalhado. O João, escolhido como Diretor Full Pad, integrou-se rapidamente à Diretoria. Veio com o mesmo pensamento que já trabalhamos aqui: de unir forças e fazer o esporte crescer no Estado, como um todo."

A governante explica ainda a responsabilidade de estar a frente de uma federação em um dos estados mais tradicionais no Futebol Americano.

"A responsabilidade, obviamente, é muito grande. Não só por tudo que o Rio de Janeiro representa no futebol americano, mas também pelo momento em que a federação e o esporte no estado se encontram. Hoje, estados que iniciaram suas federações e até mesmo a prática do esporte muito depois do RJ, já estão muito a frente no que tange à organização. Ficamos pra trás e queremos mudar isso."

Ela completa citando como pretende alavancar a FeFARJ.

"Precisamos abraçar o esporte como um todo. Trazer as equipes para a federação, entender a necessidade de cada um dos nichos que temos, trabalhar em prol de todos, organizar a casa e manter uma postura ativa e pró ativa perante à CBFA quanto aos interesses do Estado. É nisso que temos trabalhado desde que assumimos a gestão. Cadastro de equipes, fomento à filiação, transparência nas ações, proximidade com os filiados e também uma forte representação perante à CBFA."

Novidades

Você amante do Futebol Americano no Rio de Janeiro pode esperar muito mais. A FeFARJ já está com vários projetos e torneios em todo o estado.

Segundo a presidente, campeonatos em várias categorias além de sediar uma etapa do Circuito Nacional, são propósitos para 2018.

"Com a proximidade das equipes, está sendo possível entender e atender a necessidade de cada um dos grupos que temos no Estado. Em parceria com a CBFA, estamos organizando o Campeonato Brasileiro de Beach Flag. Pretendemos também sediar etapas do Circuito Nacional e organizar um campeonato estadual de Flag Football. O Carioca Bowl, tem vez menos adeptos e queremos buscar o fomento à prática do futebol americano de areia, patrimônio histórico do futebol americano carioca."

Já no FullPad, além de trabalharmos juntamente com a LiFFA - campeonato que existe há alguns anos - estamos apoiando as equipes historicamente federadas.

Elas se uniram em uma nova iniciativa e, desenvolvendo uma parceria com a Secretaria Estadual de Esportes, estão trabalhando na realização de um torneio. Em formato quadrangular, os quatro clubes da capital que são associados às tradicionais equipes de futebol (Soccer). Botafogo Reptiles, Flamengo Imperadores, Fluminense Guerreiros e Vasco da Gama Patriotas.

Esta iniciativa faz parte do nosso compromisso em popularizar o futebol americano entre aqueles que ainda não conhecem nosso esporte. Será, sem dúvidas, um grande marco para o futebol americano no Rio de Janeiro."

Com esse acordo, as equipes ligadas a Liffa, se tornam regularizadas perante a CBFA. Assim, permitidas a participarem de torneios chancelados pela entidade máxima no país. Seus atletas permissíveis a serem convocados pela Seleção Brasileira.

Agora é esperar a tabela, que estará disponível Site da CBFA e mais novidades que podem aparecer por aí.

(O texto integral do acordo pode ser acessado em: https://goo.gl/6Mgr77).

Não esqueça de curtir a página no Facebook da CBFA.