
Campeões Nacionais Fullpads (Tackle)
Um ano recheado de partidas por todos os cantos do país. Assim foi 2017, apresentando 3 campeonatos fullpads a nível nacional, com jogos disputados e grandes eventos.
Ramon Soares
Feminino Fullpad (Tackle)
No Campeonato Brasileiro Feminino, a já consagrada equipe do Fluminense Cariocas bateu na grande final o Big Rider pelo placar de 19 a 12, no Rio de Janeiro. A equipe da baixada obteve a melhor campanha dos dois grupos, com duas vitorias e nenhuma derrota e um saldo positivo de 61 pontos.
Taize Moura, vice presidente do Fluminense comenta as dificuldades enfrentadas. Conta como foi a viajem com número reduzido de jogadoras na semi final onde enfrentaram as Coyotes, da cidade de Sinop no Mato Grosso.
"A maior dificuldade foi o fato da equipe ter se deslocado até Sinop com apenas 16 atletas. Sabíamos que não seria um jogo fácil, mas que por fim, foi o melhor de todos! Garantimos a vaga para a grande final do campeonato. Foi a partida mais emocionante que tivemos."
O campeonato Feminino contou em 2017 com seis equipes, sendo elas Brasília Pilots, Curitiba Silverhawks, Sinop Coyotes, Big Riders FA, Fluminense Cariocas, Spartans Football. As equipes foram divididas em 2 grupos.
Taize comenta também um pouco do que pode vim em 2018 e seletivas.
"Estamos com grandes expectativas para que 2018 seja um ano renovador para toda a equipe. Muitas novidades virão por aí... Aguardem! Rs...
Temos também um trabalho que desenvolve novas atletas na modalidade e isso tem gerado bons resultados. Quanto as seletivas, estão previstas para meados de fevereiro ou março. Divulgaremos em breve na nossa página flucariocas."
É importante ressaltar que trabalhamos de forma colaborativa e unida e isso nos ajuda a alcançar um ótimo desempenho.
Taize Moura, Vice Presidente, Fluminense Cariocas - Foto: Acervo Pessoal
E em 2018, o torneio vem com mais força. Já podem esperar um grande campeonato. A nossa expectativa também um número maior de equipes inscritas.
Masculino Fullpad (Tackle)
Liga Nacional
Um campeonato com emoção do começo ao fim. Contou com 30 equipes nas regiões sul, sudeste e centro oeste, complementando com 10 na Liga nordeste. A equipe do Sorriso Hornets, do Mato Grosso se consagrou a campeã da LNFA, derrotando o Jaraguá Breakers por 12 a 10 em uma final tensa e disputada, finalizando o torneio invicta.
Diretor técnico e coordenador defensivo, Willian Fernando Teza conta um pouco da realidade das equipes brasileiras.
Tivemos um grande trabalho e planejamento para montar um time com pessoas que apesar de amadoras, amam o futebol americano e o levam a sério. Juntos superamos todo o revés pelo caminho. Nossa maior dificuldade é a mesma de quase toda equipe brasileira. Somados aos problemas financeiros, lesões e desfalques no elenco, foi uma verdadeira batalha.
Teza ainda revela a expectativas para o ano que se inicia:
"Para 2018 vamos seguir trabalhando para formar uma equipe cada vez mais competitiva. Buscaremos os melhores resultados possíveis tanto dentro, quanto fora de campo. Estamos aprendendo muito com nossos erros e isso é importante para nossa evolução. Será um bom ano para ser um Hornets."
Os campeonatos nacionais destacam os times que estão defendendo seus municípios e estados. Ser um time com tal responsabilidade mostra que todo o trabalho dentro e fora de campo está dando certo. E é uma oportunidade de alcançar novos patrocinadores e apoiadores. Com isso, conseguimos almejar um crescimento do futebol americano no Brasil.
Willian Fernando Teza ,Diretor técnico e coordenador defensivo - Sorriso Hornets Foto:Acervo pessoal
Além do titulo, os Hornets garantiram acesso a BFA junto com o próprio Jaraguá, campeão da conferência Sul e Juiz de Fora Imperadores, campeão do Sudeste.
Outra equipe que garantiu o acesso, Natal Scorpions, consolidaram-se como melhor equipe do Nordeste na competição, derrotando Maceió Marechais por 35 a 27. Com uma campanha impecável na fase de grupos, a equipe do Rio Grande no Norte terminou invicto a liga.
BFA
No Principal torneio nacional, a BFA, o Sada Cruzeiro mostrou sua força conquistou a taça contra a equipe do João Pessoa Espectro. A partida realizada em Belo Horizonte, encerrou a competição com o placar de 30 a 13 para a equipe celeste.
Terminando o ano invicto, o Cruzeiro é o time com maior investimento, dentro e fora de campo e mostrou sua boa administração nas duas áreas.
A competição contou em 2017 com 30 equipes divididas em quatro conferências, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
E o que esperar de 2018? Esse ano as principais Ligas vêem com mais força e qualidade, podemos aguardar grandes evoluções.
A tabela da BFA já foi divulgada, não perca tempo, clique aqui e confira as datas dos jogos de seu time e conheça os seus principais adversários.