
Mato Grosso do Sul leva Circuito Nacional de Flag
O ano de 2018 já começou, mas as equipes campeãs de 2017 ainda estão em comemoração. Foi um ano cheio de competições em todo o país. Ao todo 5 campeonatos de nível nacional, com grandes números de partidas e clubes envolvidos. As finais não poderiam ser diferentes: Emocionantes!
Flag Football
O Circuito Nacional de Flag, torneio com amplo número de equipes, conta com etapas regionais. Separadas por gêneros, o feminino classifica as equipes para a semi-final, devido ao grande número de equipes. Já o masculino, conduzem as equipes diretamente para a disputa final. Com esse longo caminho trilhado, o título das duas categorias ficaram no estado do Mato Grosso do Sul.
Masculino
No masculino, o Campo Grande Predadores se destacou em toda a competição. Foi o primeiro colocado nas três etapas do circuito: Regional, Playoffs e na Superfinal. Nesta última, venceu a equipe do Spartans Football por 20 a 14. Para chegar a final, os Predadores tiveram uma capanha de 5 vitorias e 1 empate, consagrando-se assim, os campeões da competição.
Equipe Masculina - Foto: Acervo Pessoal
O presidente da equipe, Edson Silva de Albuquerque Melo destacou a importância do Circuito:
"Como ainda não temos um campeonato estadual de futebol americano por aqui, o nosso maior objetivo é se destacar nos campeonatos nacionais."
Completou sobre a preparação para 2018, com seletivas programadas:
"Já estamos com as inscrições abertas para a primeira seletiva do ano. A 'Seletiva de Monstros', que tem por objetivo reforçar os setores dos pesos pesados, é restrita a candidatos com no mínimo 100kg. Após o carnaval, faremos uma nova seletiva, essa sem restrição de peso."
Os Predadores contam também com equipe Fullpads(Tackle). No ano de 2015 foi vice campeã da Liga Nacional, conquistando a vaga na BFA e disputando com a elite do futebol americano no Brasil desde então.
Feminino
No feminino, as meninas do Jacarés do Pantanal venceram a etapa de Playoffs invictas com retrospecto de 5 vitórias. Na Super final, derrotaram o Brasília Selvagens pelo placar de 32 a 20. Dessa forma, subiu pela primeira vez em sua história ao topo do pódio, após o vice campeonato na última temporada.
Equipe Feminina - Foto: Acervo Pessoal
Karime Dalle Siqueira, Presidente do Jacarés do Pantanal cita um pouco da caminhada até a final;
"O vice-campeonato de 2016 mostrou que estávamos no caminho certo e que faltava pouco para alcançar o objetivo de sermos campeãs brasileiras. Começamos 2017 focadas nesse objetivo e não paramos até conseguir. Apesar do trabalho foi árduo, com certeza o resultado foi recompensador. Temos agradáveis memórias dos treinos e de toda a dedicação que cada atleta demonstrou em 2017. Foi uma grande superação para todas nós, que trabalhamos muito para dar o nosso melhor."
Siqueira completa:
"Treinamos com ventos muito fortes, com o céu fechado e raios assustadores, mas ninguém queria ir embora. O motivo era que faltavam poucas semanas para a Superfinal. No começo do ano treinamos com bastante chuva, mas não estávamos nem aí! Chovia pesado o treino não parava."
Em 2017 conseguimos o apoio de algumas empresas para produção do uniforme de jogo. Durante o ano promovemos rifas e venda de adesivos nos semáforos para arrecadar dinheiro para a inscrição e gastos com o campeonato. Graças a FUNDESPORTE MS conseguimos o ônibus para translado nas competições fora de casa.
Karime Dalle Siqueira, Presidente do Jacarés do Pantanal - Foto: Acervo Pessoal
Em 2018, o circuito nacional tem previsão de inicio no segundo semestre. O calendário deve passar por mudanças devido as eleições e eventos esportivos durante o ano. A modalidade de Flag Football cresce exponencialmente a cada ano e o próximo campeonato promete ser ainda mais disputado. As equipes já estão se preparando para a disputa que promete aquecer o cenário nacional da modalidade. Não perca a edição desse ano, que promete novidades e um campeonato muito concorrido.