CBFA realiza torneio de seleções estaduais sub-19
Foto:

CBFA realiza torneio de seleções estaduais sub-19

 Por Ney Felipe


O ano de 2017, foi excelente para os fãs de futebol americano. No ano que passou tivemos grandes jogos pela competição nacional, Brasil Futebol Americano (BFA) e também da Liga Nacional, além do grandioso evento, o amistoso da seleção Brasil vs Argentina no estádio do Mineirão em BH, grande clássico da bola redonda que agora, torna-se clássico no futebol americano. Mas os apaixonados pelo o esporte não precisam ficar tristes pelo término da temporada, pelo contrário, o ano de 2018, começa com uma bela oportunidade para os torcedores acompanharem novos atletas que já se destacam em equipes importantes do nosso país. O torneio de seleções estaduais sub-19 movimenta o início de ano, colocando frente a frente vários estados.

O torneio conta com 8 equipes, que representarão os estados de: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e a região Centro-oeste. No dia 13 de janeiro, às 14hrs, Rio de Janeiro e Espírito Santo fazem a abertura do campeonato, o jogo será no estado do Rio.

Design sem nome (10) 

(Estados participante - Divulgação)

Com a palavras as estrelas

Jogadores, representantes das seleções e até torcedores, mostram empolgação com o torneio. A expectativa é gigantesca, é o observamos quando conversamos com João Víctor Silva Veciano, Defensive End, atleta do Sada Cruzeiro.

joaovitor
(Lucas Hipolito, Pedro Moreno e João Víctor. Foto: Emanuelle Mattos)


“Minha expectativa é que todos os atletas de destaque, sejam vistos e reconhecidos para fazerem história nos times estaduais e quem sabe na seleção brasileira. O torneio terá grande visibilidade, e contaremos com o apoio daqueles que nunca faltam nos gramados, nossas famílias e amigos, além daqueles amantes do futebol americano. O torneio terá um alcance que com certeza nos surpreenderá.

Espero e torço que todo Brasileiro se apaixone pelo Futebol Americano assim como eu me apaixonei. ” Afirma João Víctor.

Bacana a iniciativa da CBFA, pois valoriza os jovens atletas e investe no futuro do Futebol Americano no Brasil. Espero e torço que todo Brasileiro se apaixone pelo Futebol Americano assim como eu me apaixonei. 

Matheus Brezolim Duarte, - Betim Bulldogs  / Atleta da Seleção Sub19 de MG

O atleta Matheus Brezolim Duarte, 17, Running Back do Betim Bulldogs, conta o que achou da iniciativa da CBFA e a expectativa da seleção mineira para o torneio.

“É muito bacana a iniciativa da CBFA, pois valoriza os jovens atletas e investe no futuro do futebol americano no Brasil. Já a nossa expectativa é a melhor possível, acredito que podemos fazer um excelente campeonato apesar que enfrentaremos duas excelentes equipes. “disse Matheus.

WhatsApp Image 2018-01-04 at 18.14.39_1

(Matheus Brezolim,17 anos, Jogador do Betim Bulldogs. Foto; Acervo pessoal)

Já para Victor Paiva, Quarterback do Rio Football Academy e Flamengo Imperadores, a existência de um torneio sub-19 era absolutamente necessária e que assim como no futebol a categoria de base é muito importante para o desenvolvimento do esporte.

“Tendo em vista a necessidade de desenvolver o esporte em território nacional, o melhor é utilizar a juventude como vetor de transformação. Temos chance de aprender com os melhores e logo de cara sermos protagonistas de um evento muito importante do esporte que somos apaixonados.
O futebol, esporte mais popular do nosso país, e conta com campeonatos e equipes de base desde os 6 anos de idade. O futebol americano, para tornar-se uma escolha da juventude, precisa, cada vez mais, ser inserido nas categorias de base, fazendo com que nós tenhamos chances de participar de eventos desse porte, com outros atletas da mesma faixa etária.

WhatsApp Image 2018-01-05 at 12.34.56_1
(Victor Paiva, Quarterback Rio Football Academy e Flamengo Imperadores. Foto:Acervo pessoal )

Ao fazermos, contamos para amigos, que se interessam, e esses vão a outros amigos e assim sucessivamente. O esporte ganha outra dimensão, mais adeptos e, além mais a garotada chega mais qualificada no adulto, tendo chance de aprender sobre sua posição com tantos craques. ” Conta Victor Paiva.

Comissões técnicas e federações falam o que esperam do torneio e como ele pode difundir o esporte no país

Além dos atletas mostrarem empolgação, as comissões técnicas e as federações traçam boas perspectivas para o torneio e o futuro do esporte no país. Segundo Giuliano Grotto, o melhor caminho para incentivar e fazer com que o Futebol Americano cresça é com as categorias de base. Giuliano ainda fala da pouca oportunidade que os jovens que chegam aos times têm.

“Com muito prazer que recebemos a notícia no início do ano passado que a CBFA faria o torneio de Seleções entre estados. Sabemos que o melhor caminho para incentivar e fazer com que o Futebol Americano cresça, é com as categorias de base. Mas sabemos também que esses jovens que chegam aos times, tem muito poucas opções de mostrar seu trabalho, treinar é muito bom, mas sem um objetivo que de norte aos treinamentos, como jogos e campeonatos, muitos desanimam pelo caminho e este campeonato veio ajudar neste incentivo ao esporte.”

Renovação e planejamento para o futuro

Abraão Coelho - Presidente Federação Mineira de Futebol Americano

Segundo Diego Fernandes, a FeFAC tem uma ótima expectativa quanto à participação no torneio. A equipe conta com um bom número de jogadores e vários talentos. Diego cita que o torneio pode ajudar a difundir, solidificando a prática do esporte numa faixa etária mais nova. Cria uma visibilidade para um público de possíveis futuros jogadores ou fãs, promovendo o envolvimento dos pais e amigos, além de contribuir para o estímulo à prática do esporte numa faixa etária propícia à formação de atletas.

Para Luiz Paulo do Amaral de Macedo, uns dos responsáveis pela seleção do estado de São Paulo, o torneio divulga para os jovens que não conhecem, mostrando a eles que existem outras modalidades além do futebol da bola redonda. Já pensando no futuro da seleção, Luiz Paulo, aponta a importância do campeonato, principalmente na formação de uma seleção a médio prazo, onde os atletas terão mais experiência fora de suas equipes e com os técnicos mais preparados de cada estado.

"Renovação e planejamento para o futuro", é o que o presidente da Federação Mineira de Futebol Americano (FEMFA), Abraão Coelho, enfatiza sobre a oportunidade que o Torneio gera. A FEMFA é uma das Federações mais ativas no cenário nacional nos últimos anos e, para ele, o campeonato dá oportunidade para que as joias geradas a partir desse crescimento sejam observadas.

1911777_10206558066213033_567426745633229932_n
(Abraão Coelho - Presidente da FEMFA - Foto: Acervo Pessoal)

Ronaldo Pimentel, presidente da Federação do Rio de Janeiro, o estado sempre foi referência no esporte no país. Ronaldo, trata o campeonato como fundamental para o desenvolvimento do esporte, aponta que quanto mais jovens praticando, melhor será nosso nível técnico e parabeniza a nova gestão da CBFA por incentivar as divisões de base.

Quanto mais jovens praticando, melhor será nosso nível técnico

Ronaldo Pimentel - Presidente Federação do Rio de Janeiro

A voz dos apaixonados por Futebol Americano

Para Filipe Roberto Brito Souza, fã esporte, o campeonato sub-19 feito pela CBFA é uma grande conquista para todo amante do futebol americano. Uma vez que cuida da base e da formação dos atletas, preparando-os para competições e ajudando as equipes deixando seus talentos cada vez mais lapidados.

Thiago Martins, fundador do site Touchdown Mineiro, fala da importância do campeonato, quebrando paradigmas e mudando a visão dos clubes trazendo oportunidades para a base.

“ Eu espero que o campeonato seja próspero, pois com este projeto estamos dando um salto grande para que o Futebol Americano seja cada vez mais profissional. Hoje com esta proposta da CBFA os clubes param de pensar em montar times sem olhar para o futuro. As equipes passam a olhar com outros olhos para os jovens talentos. Torço para que cada estado possa montar uma equipe, e que isso traga cada vez mais pessoas para o futebol americano, como torcedor, atletas e principalmente investidores. ” conclui Thiago.

Venham participar conosco, acompanhem os jogos, torçam para seus Estados e ajude-nos a divulgar a competição.


Clique aqui e acompanhe as informações no site oficial