Especial - Entenda sobre Futebol Americano - 4ª parte (A Defesa)
Foto: Divulgação CBFA

Especial - Entenda sobre Futebol Americano - 4ª parte (A Defesa)

Amantes do Futebol Americano, apresentamos agora a reportagem explicando um pouco sobre a defesa do Futebol Americano. 

Você pode conferir as outras edições clicando abaixo:

1ª PARTE (O JOGO)

2ª PARTE (O JOGO / CHUTES)

3ª PARTE (O ATAQUE)

Defesa no Futebol Americano

A defesa possui um único papel no Futebol Americano, evitar o avanço de território do ataque adversário. Isto é, tentando parar a jogada antes que ela aconteça de fato. Como mencionado anteriormente, existem duas formas de conquistar território. A defesa vai tentar evitar que isso aconteça de duas formas.

Combatendo o Ataque no Futebol Americano

Para combater o jogo corrido, a defesa cria em seus jogadores a responsabilidade de gaps. Gaps são os espaços entre os jogadores onde o ataque tentará caminhar com a bola pelo chão e a defesa designa cada atleta para proteger um desses espaços. Para batalhar contra o jogo passado, a defesa adota duas possíveis estratégias. A primeira delas é realizar uma marcação homem a homem. Como o próprio nome diz, um atleta da defesa marca pessoalmente o adversário. Outra forma de realizar a marcação contra o passe é a marcação por Zona, conhecida como Cover ou Cobertura. A marcação por zona consiste em dividir o campo defensivo em áreas e designá-las para os atletas cobrirem essa região. Portanto, agora os atletas defensivos não marcam mais uma pessoa e sim uma Zona específica. Gang Tackle no Futebol Americano: Defesa do Buffalo Bills tackleando o jogador do New York Giants. Defesa do Buffalo Bills tackleando o jogador do New York Giants.

Pressionando o Ataque

Como dito, um dos papéis da defesa é não permitir o desenvolvimento da jogada ofensiva. Para isso, a defesa vai tentar pressionar para pegar o lançador (conhecido como Quarterback) antes que ele realize um passe e caso ela consiga derrubá-lo, essa ação é chamada de Sack. A pressão também funcionará contra o jogo corrido. A finalidade é parar o corredor com a bola antes dele passar da linha de Scrimmage. O objetivo é forçar a perda de jardas do ataque adversário. Além de tentar suprimir o avanço do ataque adversário, a defesa também possui uma importante tarefa: Forçar Turnovers. Mas o que é isso? Turnover é quando um time rouba a bola do outro. Ou seja, retoma a posse de bola para que o seu ataque possa entrar em campo e pontuar. Existem duas formas de realizar um turnover. A primeira delas é quando um atacante com a posse da bola dentro de campo sofre um Fumble. Ou seja, deixa essa bola escapar por qualquer motivo, ela cai dentro de campo e algum atleta defensivo a recupera. A segunda delas é a Interceptação. Ocorre quando um passe é efetuado pelo Quarterback e um jogador de defesa pega a bola antes que ela toque no chão.

 

Na proxíma reportagem vamos explicar algumas faltas mais comuns no Futebol Americano.