Especial - Entenda sobre Futebol Americano -  3ª Parte(O Ataque)
Foto:

Especial - Entenda sobre Futebol Americano - 3ª Parte(O Ataque)

Nessa edição vamos falar um pouco sobre ataque. Suas decisões e formas de avanço de jardas.

Você pode conferir as outras edições clicando abaixo:

1ª PARTE (O JOGO)
2ª PARTE (O JOGO / CHUTES)

O Ataque no Futebol Americano

Assim que o time de especialistas (neste caso, o retorno) posiciona a bola, o ataque entra em campo para tentar conquistar território até chegar na Endzone. Existem duas formas de conquistar território no Futebol Americano: pelo ar, passando a bola ou pelo chão, correndo com a bola. O ataque possui quatro tentativas (chamadas de Downs ou Descidas) para avançar 10 Jardas. A tentativa se inicia na linha de Scrimmage e termina quanto o atleta é derrubado ou sai de campo. Caso ele consiga conquistar essas dez jardas ou mais, as chances são renovadas novamente para mais quatro investidas para conquistar dez jardas. Caso o ataque da equipe não consiga avançar as dez jardas em três tentativas, o técnico da equipe precisa tomar uma decisão.

Decisões Ofensivas no Futebol Americano
  • Tentar converter a 4ª Descida: Normalmente utilizado quando o time precisa pontuar ou precisa de poucas jardas para renovar as tentativas. Se a equipe escolhe essa opção e não conquista as jardas necessárias, perde-se a posse de bola (chamado de turnover) exatamente no local onde ele se encontra no campo e entra o ataque do time adversário.
  • Tentar converter um Field Goal: Se o ataque está próximo o suficiente para chamar a sua equipe de especialistas e tentar um chute que entre no meio do Y (Field Goal). Arriscar o chute e converter, a equipe marca três pontos no placar. Caso a equipe arrisque o chute e erra o Y, perde-se a posse de bola no local onde ele realizou a tentativa. A partir daí, entra o ataque da equipe adversária.
  • Realizar um Punt: Executado também pelo time de especialistas. O Punt é quando o time que estava no ataque executa um chute para posicionar a bola mais próximo o possível da endzone adversária. A intenção é de deixar o ataque do outro time com "as costas na parede" e ter que "caminhar" mais para chegar em sua endzone. O punt que entrar na endzone também vira um touchback.

Segunda descida no futebol americano. São quatro tentativas no total. Segunda descida para tentativa do ataque avançar com a bola.

Caso o ataque avance até a endzone adversária, ela marca o Touchdown, que vale seis pontos. Após o Touchdown, existem também duas possibilidades para a comissão técnica explorar. Na primeira e mais comum, entra a equipe que especialistas para tentar marcar um PAT (Point After Touchdown) que vale um ponto. A segunda opção, normalmente utilizada por equipes que precisam pontuar ou querem uma vantagem maior no placar. Eles podem tentar converter um "Mini Touchdown", que vale dois pontos e também é chamado de "Conversão de Dois Pontos".

Na próxima edição, vamos explicar sobre a Defesa do Futebol Americano. Não perca