Especial - Entenda sobre Futebol Americano - 2ª parte (O Jogo / Chutes)
Foto: Divulgação

Especial - Entenda sobre Futebol Americano - 2ª parte (O Jogo / Chutes)

Hoje vamos falar mais um pouco sobre o jogo e as formas de Chute presentes no Futebol Americano

Você pode conferir a primeira edição clicando abaixo: 

1ª PARTE (O JOGO)

Como começa um jogo de Futebol Americano?

Todo jogo de futebol americano começa com o chute inicial, conhecido como Kickoff. A bola é posicionada na linha de 30 jardas do campo de defesa e o Kicker (chutador) dá um potente chute para tentar colocar a bola o mais para trás possível e os demais jogadores do time de chute correm em direção ao retornador que pega a bola. O time de retorno tenta ganhar a maior quantidade de território (jardas) até o retornador ser derrubado (chamado de Tackle) ou sair de campo, para posicionar a bola em uma posição mais favorável para o seu ataque começar a jogar. Então, em resumo o time de especialista é responsável pelo posicionamento da bola em campo.

Se a bola que foi chutada pelo time de chute tocar diretamente na endzone após o chute ou o retornador ajoelhar na endzone, acontece o Touchback. Ou seja, não acontece retorno e a bola é posicionada na linha de 20 jardas do campo de defesa. O retornador também pode retornar até a endzone adversária e caso isso ocorra, temos um Touchdown. Caso o retornador tente pegar a bola e ela escape de suas mãos em qualquer momento do retorno (também chamado de Fumble), a bola está viva e quem recuperá-la terá a posse no ataque.

Chute inicial no Futebol Americano, chamado de Kickoff. Equipe do Carolina Panthers iniciando o jogo com o Kickoff.

Outros Chutes no Futebol Americano

Além do kickoff padrão, ainda existem dois tipos de chutes. Quando uma equipe quer eliminar a chance de retorno do time adversário, normalmente por gastar tempo no relógio ou tornar um minar um bom retornador, ela utiliza o Squib Kick. Esse chute é dado com menos altura e distância. A intenção é fazer a bola quicar no chão rapidamente, para que seja difícil pegá-la. O último tipo de chute utilizado no Kickoff é o Onside Kick, onde a equipe quer tentar a possibilidade de recuperar a posse de bola. Para que esse chute seja válido, a bola precisa "viajar" 10 jardas e encostar no chão. Caso atenda essas duas regras básicas, a bola está viva e será de quem pegá-la primeiro. Normalmente, o Onside Kick é utilizado em situações onde o time precisa pontuar e se arrisca para colocar o seu time de ataque em campo.

 

Nos próximos posts: Ataque, defesa e Faltas no FA, fiquem ligados.