Especial - Entenda sobre Futebol Americano - 1ª parte (O jogo)
Foto: Divulgação

Especial - Entenda sobre Futebol Americano - 1ª parte (O jogo)

A Confederação Brasileira de Futebol Americano tem, entre seus maiores princípios, a evolução do esporte, dentro e fora de campo. Pensado nisso lançamos, em conjunto com a Wise Sports management e a Bigmidia, uma série de reportagens explicativas sobre nosso esporte, o que mais cresce no país. Essas reportagens destina-se a você que possui conhecimento, mas gostaria que seus amigos conhecesse também. E você que começou agora no esporte, acha interessante mas não sabe como funciona. Siga nossas reportagens.

Nesse primeiro encontro, vamos explicar os objetivos do jogo, medidas do campo, entre outros assuntos.

Como Funciona o Futebol Americano?

Que o Futebol Americano tem caído no gosto do público brasileiro já não é mais uma novidade. Os espectadores estão dissipando o antigo estigma de um esporte violento para inteligente e estratégico. A ESPN Brasil, emissora detentora dos direitos de transmissão há mais de 20 anos da National Football League (NFL), a principal liga esportiva da modalidade, divulgou um estudo de crescimento de audiência de 800% entre 2013 e 2016. Com esse crescimento, muitos curiosos começam a assistir aos jogos mas sem saber muito bem como funciona o futebol americano. Mesmo com narradores e comentaristas tentando explicar como funciona a execução das jogadas e suas regras, é preciso dosar essas informações básicas. Caso contrário, a transmissão pode ficar entediante para os que já possuem certo domínio.

Mesmo para os que já possuem um amplo conhecimento sobre o esporte, cada jogo de futebol americano é um novo aprendizado. Infelizmente, nem toda percepção do esporte, principalmente em níveis mais profundos, será compartilhada em transmissões dos jogos e se você quer aprender mais sobre o esporte, você precisa de um suporte de estudos. Começou agora no Futebol Americano? Quer entender melhor como funciona esse esporte que tem crescido muito no Brasil? Neste texto, queremos explicar como basicamente funciona o futebol americano, para que você não fique perdido assistindo o seu primeiro jogo e cesse o interesse no esporte. O texto é um pouco longo, mas nós garantimos que você entenderá perfeitamente de maneira básica como funciona o futebol americano.

Basicamente, o que é o Futebol Americano?

A maneira mais sucinta de explicar o que é o futebol americano é “um jogo de conquista de território“. Em qualquer umas das situações do jogo, a premissa básica é um time conquistar o máximo de território possível e o seu adversário é não permitir essa conquista. Como o nome já diz, o futebol americano é um esporte dos Estados Unidos e por isso o sistema métrico utilizado é o de lá, sendo a medição feita em jardas (1 jarda = 91,4 cm). O campo de futebol americano possui 100 jardas de comprimento, sendo que cada uma das extremidades dispõe de uma área de 10 jardas chamadas Endzone, onde são realizadas a principal pontuação do jogo, o Touchdown, que vale seis pontos. No meio de cada Endzone, encontram-se dois “postes” parecidos com a letra Y, que são chamados de Field Goal.

 

01TOSSweb3-master675 (1)

Disputa de Cara ou Coroa em um jogo da NFL.

 


A estrutura do Jogo

Cada time de futebol americano possuem três equipes internas: Ataque, Defesa e Time de Especialistas. Independentemente de qual equipe esteja em campo, o número de jogadores em cada equipe é sempre onze. Em cada campeonato existe uma regra específica. Entretanto, o padrão de convocações para jogos de futebol americano é de 53 atletas. Não existem restrições de substituição em um jogo e é permitido que um atleta que joga no time de ataque, jogue também na defesa ou especialistas e vice versa.

Os jogos da NFL são compostos por quatro quartos e possuem duração de 15 minutos cada um, já no Brasil, obedecendo as regras da IFAF (Federação Internacional de Futebol Americano), os quartos duram 12 minutos. O tempo não é corrido, o relógio para em situações específicas como quando um passe é incompleto ou o atleta carregando a bola sai do campo. O corpo de arbitragem é composto por sete juízes, cada um com uma atribuição específica.

 

Partida, posições e mais...

No nosso próximo encontro vamos falar sobre como se inicia a partida, mais sobre as pontuações e seus tipos e explicar algumas posições. Então não perca semana que vêm.