CBFA anuncia novo projeto e comissão técnica para as categorias de base sub 16 e 18
Foto: Divulgação/CBFA

CBFA anuncia novo projeto e comissão técnica para as categorias de base sub 16 e 18

Pensando em incentivar cada vez mais cedo à prática do futebol americano e flag football, a CBFA – Confederação Brasileira de Futebol Americano anuncia o início de um trabalho inédito: a formação das categorias de base para a seleção brasileira.
 
O projeto tem o foco em trabalhar com adolescentes a partir dos 13 anos, e abrange as categorias sub 16 e 18, visando à participação nos Jogos Olímpicos de 2028 em Los Angeles, evento este em que a modalidade se tornará olímpica.
 
"Nosso principal objetivo é trabalhar a base da pirâmide,  para que possamos chegar cada vez mais fortes ao topo”, comentou Cristiane Kajiwara, Presidente da CBFA.
 
Comissão Técnica já definida
 
Com uma comissão técnica competente e referência no Estado de São Paulo por trabalhar desde 2015 com essa faixa etária, a intenção da confederação é lapidar os jovens talentos e ao mesmo tempo, fomentar a pratica da modalidade entre os adolescentes.
 
Com experiência no desenvolvimento deste tipo de projeto no Sorocaba Braves, Rodney Andrade e Paulo Lisboa vão encabeçar essa iniciativa da CBFA com as seleções de base.
 
Rodney Andrade está envolvido com o Futebol Americano / Flag desde 2006. Como atleta, iniciou as atividades jogando Flag Football pelo Sorocaba Vipers em 2007, em 2009 já estava atuando no Futebol Americano, onde participou de conquistas estaduais e do título da Liga Nacional em 2015, além de ter sido campeão nacional pela seleção paulista.
 
No final de 2015 passou também a atuar como treinador na sua equipe de Flag Football, o Sorocaba Braves, onde conquistou pela categoria sub 16 o Bicampeonato Paulista (2018-19) e a Copa Brasil em 2020. Dirigiu a equipe em jogos internacionais realizados em Boston/EUA e em Santiago/Chile.
 
“Seremos contundentes, intensos e vamos atuar com muito profissionalismo. Para fazer parte dos melhores é necessário empenho, esforço e dedicação”, declarou Rodney Andrade.
 
Já Paulo Lisboa iniciou as atividades no esporte atuando como kicker no Futebol Americano, mas logo decidiu se dedicar à comunicação, design e gestão esportiva. Atua desde 2015, juntamente com Rodney, na gestão do Sorocaba Braves.
 
Durante esse período fez projetos de comunicação e design para a LUFA - Liga Universitária de Futebol Americano (2015), FEFASP - Federação de Futebol Americano de São Paulo (2015-2016), Flag Cup Sixteen - Campeonato Estadual e Nacional Sub 16 (2017), North Shore Flag Football - Boston/EUA (2018-19) e Seleção Brasileira de Flag Football - Equipe feminina (2018-2020).
 
“Participar desse projeto é desafiador. Entramos com um foco de trabalho sério e dedicado para tirar o melhor de cada atleta, certeza que será um sucesso”, explicou Paulo Lisboa.
 
Além de Rodney e Paulo Lisboa, mais dois profissionais já estão integrados ao projeto: Leonardo Akira Hirai (Assistente de Defesa) e Herbert Gonçalves (Preparador Físico).
 
Leonardo começou a jogar flag football em 2015 nas categorias de base do Sorocaba Braves e desde então vem se destacando como atleta de ponta. Em 2020 passou a integrar a Seleção Brasileira, e em breve poderá disputar o Campeonato Mundial em Israel. Pela sua equipe de origem, participou de campeonatos estaduais e em 2018 jogou em 2 torneios nos EUA. Em 2019 atuou como Técnico de Defesa da equipe feminina no Campeonato Paulista e foi Campeão Paulista Sub 16.
 
Formado em Educação Física, Herbert iniciou suas atividades no esporte na equipe de Flag Football Eagles, em Sorocaba no ano de 2009. Fez parte do Sioux - Projeto Social de Flag Football (2010), e atuou de 2010 a 2015 como atleta de Futebol Americano na equipe do Sorocaba Vipers, fazendo parte da equipe campeã da Liga Nacional. Desde 2015 é o preparador físico de todas as categorias do Sorocaba Braves, além da experiência como árbitro de flag football.
 
Este é mais um passo da CBFA rumo à fomentação do futebol americano. Em breve, mais algumas novidades serão divulgadas tanto no que diz respeito ao flag football, quanto ao futebol americano.


Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba mais sobre a SGE!