Nova CBFA: Jovem mineiro comandará diretoria de E-Sports
Foto: Cedida por Ramon César

Nova CBFA: Jovem mineiro comandará diretoria de E-Sports

A Confederação Brasileira de Futebol Americano inicia nesta segunda-feira (15), uma série de reportagens que tem como objetivo apresentar todos os membros da nova gestão. O primeiro personagem é o responsável pela diretoria de E-Sports, Ramon César Soares. O mineiro, natural de Belo Horizonte, é estudante de Marketing e possui formação no curso Movimento Paralímpico: Fundamentos básicos do esporte, pelo Projeto Impulsiona, com reconhecimento da Universidade Federal de Uberaba.

Na área ligada ao cargo que ocupa, Ramon já gerenciou torneios amadores no clássico counter strike 1.6 (CS 1.6) e em jogos mobiles, administrando, tanto presencialmente quanto virtualmente, tabelas e confrontos. Mas esse não será o primeiro contato do diretor de E-Sports com o futebol americano. Soares ingressou no esporte através do primeiro processo seletivo de coach staff do Minas Locomotiva em 2016, assumindo a função de auxiliar de filmagens. No ano seguinte foi convidado para ajudar a Wise Sports Management a realizar scouts das partidas da Liga Nacional de 2017. Já em 2018, através da própria Wise, foi contratado pela Bigmidia para o cargo de suporte especializado, sendo responsável pelo auxílio na gestão e administração das inscrições de campeonatos gerenciados na Plataforma FA Manager (Futebol Americano) e SGE (Sistema de Gestão Esportiva), sendo o último utilizado por quatro Confederações.

Para a gestão do cargo na CBFA, que é ligado à diretoria de Esportes, Ramon quer agregar ainda mais a marca da CBFA, atraindo, consequentemente, patrocinadores e fãs: "Temos visto movimentações de várias entidades nacionais e principalmente internacionais nesse segmento, não podemos ficar para trás. É uma oportunidade gigantesca de aproximar os amantes da NFL do nosso FA. Nosso projeto para o E-Sports é incentivar essa nova modalidade, procurando auxiliar as federações a desenvolverem estaduais, mostrando a importância e o quanto pode somar na valorização do FABR. Pretendemos realizar ainda esse ano, um campeonato nacional com premiações para os melhores colocados".