Projeto Leva Flag Football as Escolas Brasileiras
Foto:

Projeto Leva Flag Football as Escolas Brasileiras

Ramon Soares

O futebol americano entra em nossas vidas de diversas maneiras. Muitos de nós, amantes desse esporte, o conhecemos através da TV ou internet. Mas já imaginou se fosse um esporte praticado nas aulas de educação física em sua escola? Essa realidade está próxima de acontecer por meio da categoria Flag football. O Instituto Península está tornando esse sonho possível mediante ao projeto Impulsiona.

O Projeto

O Instituto Península traz o esporte no seu DNA, tendo como propósito transformar e potencializar vidas para catalisar o desenvolvimento sustentável da sociedade. Inicia assim o desenvolvimento do Impulsiona, programa que utiliza o esporte como ferramenta educacional. O programa começou a ser desenhado no final de 2016 e foi oficialmente lançado em junho de 2017. Oferecendo cursos presenciais e à distância, além de materiais de referência para educadores de todo o Brasil, em parceria com o Ministério da Educação.

Existem três categorias de cursos, Impulsionador Esportivo (Professores de Educação Física), Impulsionador Estratégico (Orientadores Pedagógicos) e Orientadores de Alunos Líderes (Orientadores Pedagógicos) O Impulsiona também disponibiliza cursos específicos, e como o professor pode reproduzir os insumos e equipamentos para aplicar esse esporte na aula de educação física, alguns esportes como atletismo, tênis, golfe, rúgbi, ginástica, fazem parte do programa. E é nessa categoria que o Flag football entra para somar.

Projeto Impulsiona

Crianças no Projeto impulsiona - Foto: Associação Mineira de Municipios 

O Flag Football no Impulsiona

Através de conversas com time de pedagogos e profissionais da área de educação física, o Impulsiona viu uma ótima oportunidade para incrementar as aulas de Flag football nas escolas. Por ser um esporte democrático e de não precisar de muitos insumos para pratica-lo o flag football foi uma alternativa viável e que pode ser reproduzido facilmente nas instituições. Outro fator importante também percebido pelo time foi o crescimento expressivo da audiência do futebol americano no país.

São ao todo mais de 12 mil professores de mais de 10 mil escolas de todo o Brasil engajados, desde que o primeiro curso do programa entrou no ar em 09 de junho de 2017. E agora, o Flag Football está acessível a todas essas instituições de ensino.

Screenshot_1

Escolas onde o Projeto já está em execução -

Clique aqui e veja se a sua já faz parte

A CBFA já está auxiliando o Impulsiona nesse projeto, afim de difundir ainda mais o esporte no máximo de escolas possíveis. Você, educador pode levar esse projeto a sua escola, acesse http://impulsiona.org.br/ para conhecer mais.

E você, pais de alunos podem também sugerir aos educadores das escolas esse projeto. Mostre para os responsáveis e ajude também a alavancar o futebol americano, seja você também parte dessa evolução.