Portal da governança corporativa

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL AMERICANO

O Futebol Americano no Brasil ainda é uma modalidade desportiva em ascensão quando comparada aos demais desportos de apelo popular no país. Contudo, o constante aumento de interesse dos brasileiros pela modalidade indica um futuro promissor para o Esporte, gerando novas e mais expressivas receitas, formação de atletas de rendimento, aumento da propensão de captação de investimentos e potencial desenvolvimento de uma legião de fãs consumidores (PONS, 2013).

Entretanto, para que seja alcançado o sucesso esportivo da modalidade, é preciso que os gestores a frente das entidades máximas do desporto tomem decisões buscando atender os interesse gerais da comunidade em que está inserido (CLARKE, 2004). Além de deliberar sabiamente, é imprescindível que também assumam as responsabilidades de ordem fiscal e gerencial, prestando contas e demonstrando um bom uso dos recursos administrados pela entidade (AKUTSU & PINHO, 2002). No mercado, este conceito é chamado de accountability e consiste além de prestar contas, justificar as ações que foram ou deixaram de ser empreendidas (RAUPP & PINHO, 2015).

Portanto, para o desenvolvimento ordenado e sustentável de uma entidade da administração do desporto, o gerenciamento de seus recursos e a percepção do impacto na comunidade e stakeholders são fundamentais, e precisam assegurar uma repercussão positiva no governo destas entidades (SMITH & WESTERBEEK, 2007). Assim Sendo, com uma conduta responsável, sistematizada por princípios éticos, faz-se necessário escutar a comunidade e atender os seus anseios para potencializar o fomento da modalidade de futebol americano no Brasil.

Para que seja possível obter o sucesso esportivo intencionado, o desenvolvimento desse planejamento estratégico será pautado nos conceitos de accountability, compliance e governança corporativa. Desta forma, os atores envolvidos no futebol americano no Brasil compreenderão melhor os objetivos e estratégias, contribuindo assim, como um todo, para o desenvolvimento e fomento da modalidade em nosso país. Contaremos com a colaboração de toda a comunidade do FABR para executarmos este planejamento e alcançarmos a excelência no cenário do desporto nacional. Entenda como realizamos a análise SWOT, para identificar os elementos internos de forças e fraquezas, assim como os elementos externos de oportunidades e ameaças. 


swot




Apreciem a apresentação do nosso Planejamento Estratégico e para realizar o download dos slides de apresentação, CLIQUE AQUI.