Linefa 2019: Fortaleza Tritões estreia e Tropa Campina volta ao campeonato
Foto: ANEFA

Linefa 2019: Fortaleza Tritões estreia e Tropa Campina volta ao campeonato

A Liga Nordestina de Futebol Americano já sabe quais equipes farão parte do campeonato em 2019. O Fortaleza Tritões conquistou a vaga após vencer a final contra o Santana Red Bulls e vai subir da Copa Nordeste. Já o Tropa Campina descerá da BFA, após não conseguir êxito na Conferência Nordeste do Brasileiro deste ano e cederá vaga para o campeão da Linefa 2018, resultado este que está previsto para ser conhecido na primeira semana de dezembro próximo.

Objetivando estrear com o pé direito, os cearenses já começaram a preparação para 2019, como detalha o presidente do Tritões, Magnum Bezerra: "Estamos tendo vários encontros ao longo desse mês para nos prepararmos devidamente para as responsabilidades que a Linefa vai exigir do time. Precisamos planejar bem nosso financeiro e a administração para uma outra realidade. Para isso, estamos nos reunindo com maior regularidade e participamos recentemente de workshop com o Diogo Hartz, ex-presidente do Santa Maria Soldiers. Tentaremos colocar em prática o que discutimos em ações de curto, médio e longo prazo.".

O gestor do Fortaleza ainda pontua que dentro de campo, a meta é buscar excelência. "Estamos vendo a contratação de mais pessoas que possam nos ajudar na comissão técnica, além de poder contar com o reforço de recém-chegados ao time. A entrada de atletas pós seletiva sempre traz consigo uma oxigenação maior do grupo".

Já para o diretor administrativo da equipe de Campina Grande, Thiago Dutra, diversos fatores atrapalharam a temporada do Tropa e o momento é de corrigir as falhas. "Poderíamos dizer que o ano de 2018 deveria ser apagado da história do time mas a verdade é que temos que aprender com os erros cometidos nesse ano e melhorar em 2019. Acho que muita coisa atrapalhou: falta de campo, que conseguimos de última hora; saída de jogadores; mudança na comissão técnica e até mesmo a transição da Universidade Estadual da Paraíba para UniFacisa".

De acordo com Dutra, reorganizar o Tropa é uma das principais metas para 2019: "Nossos planos são de reestruturar, principalmente a parte financeira do Tropa. Fazer algo parecido com 2016, quando fomos campeões da Liga. Acho que temos muito a consertar, da diretoria até os jogadores. Continuaremos com o apoio da UniFacisa para o próximo ano e esperamos fazer uma boa campanha dentro da Linefa".

Após a quarta e última rodada regular da Liga Nordestina, que terá início neste sábado (06) com o jogo entre Recife Apaches e Caruaru Wolves, o campeonato conhecerá as duas outras equipes que disputarão os playoffs. O Santa Cruz Pirates e o Carrancas Futebol Americano já asseguraram suas vagas nas semifinais da competição. Também será conhecida a equipe que deve descer e disputar a Copa Nordeste em 2019.