Associação Nordestina de Futebol Americano se prepara para temporada 2018
Foto: Mariana Leite/ANEFA

Associação Nordestina de Futebol Americano se prepara para temporada 2018

27 equipes em oito estados do Nordeste. Esta é a responsabilidade da Associação Nordestina de Futebol Americano (Anefa) que se prepara para dar suporte aos times e chancelar as competições previstas para a temporada de FA 2018 na região. Para dar conta do recado, a Anefa dispõe de uma nova mesa diretora, eleita em reunião realizada em janeiro deste ano.

O primeiro evento organizado pela Associação é a Copa Nordeste de Futebol Americano. A competição tem início no próximo domingo, dia seis de maio, em Patos-PB com o confronto entre os times estreantes nos gramados, os paraibanos Patos Red Dragons e o São Bento Snakes. Outras três equipes também compõem a tabela: Fortaleza Tritões, Santana Red Bulls e Recife Horses, sendo esta última, veterana em torneios.

Em julho, será a vez dos times da Liga Nordestina de Futebol Americano se enfrentarem em busca de uma vaga na Liga Nacional e do título de campeão nordestino. Este ano, 12 equipes fazem parte da LINEFA e duas delas pela primeira vez: o pernambucano Recife Vikings e o alagoano CSA Guerreiros. Os jogos da primeira rodada estão previstos para ocorrerem ou no dia 28 ou 29 de julho. A Associação também prestará todo o apoio na realização das partidas da BFA-Conferência Nordeste.

Para o novo presidente da Anefa, Alyson Luiz, alguns pontos serão importantes para continuar no caminho crescente do FA. “Nossa diretoria vai buscar o fortalecimento do futebol americano no Nordeste, estimulando a criação de federações estaduais, assim como dar suporte necessário aos novos times que estão surgindo na nossa região. Outro fator importante que também vamos explorar mais nesta gestão é a comunicação, dando amplitude das nossas ações, usando as mídias digitais para esse fim e promovendo ações de marketing. Queremos sempre trabalhar em conjunto com a Confederação Brasileira de Futebol Americano. Só assim, teremos um esporte cada vez mais forte.”

Nova diretoria - No encontro, ocorrido em Olinda, município da Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco, os representantes dos time votaram e elegeram Alyson Luiz, do Bulls Potiguares, como novo presidente da Anefa; Renato Lobo, do Maceió Marechais como vice-presidente; Andre Rocha, do UFERSA Petroleiros, como tesoureiro, Alison Fonseca, do Arcoverde Templários, como secretário; e Bruno Rocha, do Ceará Caçadores, como representante da BFA. Também integram a gestão, Mota Neto, do Roma Gladiadores, como segundo secretário, e Emerson Veloso, do Recife Vikings; Danilo Freitas, do Red Bulls; Mercio Adriani, do CSA Guerreiros; e Leonardo Breckenfeld, do Recife Pirates, como membros do Conselho Fiscal.